A implantodontia é uma especialidade de odontologia que tem o objetivo de restaurar a qualidade do sorriso do paciente através de implantes que repõem dentes que caíram de forma prematura.
Este tipo de tratamento requer um acompanhamento periódico junto do profissional, uma vez que existem particularidades em cada caso que precisam de um monitoramento constante, seja na adaptação do implante ou se há a necessidade de um enxerto gengival para que o procedimento seja feito de forma segura.
A perda precoce de dentes pode ocorrer por diversos fatores, como a falta de higiene bucal, tabagismo e uma alimentação desregrada. Isso faz com que a arcada dentária desenvolva cáries e bactérias que favorecem esse processo, além de gerar um desgaste do esmalte dentário.
O processo natural do envelhecimento também pode levar à perda dentária e restabelecer a uniformidade do sorriso, é muito importante para que o paciente possa ter qualidade de vida.
O impacto disso interfere diretamente na autoestima do paciente, uma vez que o mesmo perde o prazer de sorrir e conversar em público. Além disso, a ausência de dentes também afeta a alimentação, tendo em vista que os movimentos mastigatórios também são prejudicados por conta deste processo.
O implante dentário requer um planejamento minucioso do dentista para que o paciente consiga ter uma melhor adaptação durante este processo e retome os hábitos mastigatórios, assim como o prazer em sorrir e interagir socialmente.
Durante este tratamento, um ou mais implantes podem ser colocados. Caso haja a queda de vários dentes, de maneira em que grande parte da gengiva esteja exposta, é feita uma prótese de protocolo, onde quatro pinos são inseridos em pontos específicos da arcada dentária, promovendo uma nova aparência ao sorriso. Esta técnica é utilizada para aqueles que desejam evitar o uso de dentaduras, principalmente.
Primeiramente, o dentista irá realizar uma avaliação através de uma consulta, conversar com o paciente e solicitar exames de imagem para identificar os problemas que a ausência de dentes está gerando à arcada dentária.
Caso seja detectado algum problema como cáries, é feito um tratamento prévio, com o objetivo de evitar a queda precoce de mais dentes, fator que impactaria em todo o processo do implante.
Depois de traçar toda o plano de tratamento, é feita a inserção de um pino de titânio na gengiva do paciente. Caso seja necessário, é possível aplicar enxertos ósseos ou gengivais para uma melhor fixação desta estrutura.
Com o pino na gengiva, o paciente passa por um processo de adaptação e de ossificação, onde esta prótese irá se fundir com o osso presentes da gengiva. Vale destacar que este período pode levar até seis meses, pois isto é algo definitivo e o acompanhamento ao longo deste tempo é fundamental para o sucesso ao final do tratamento, durante esta adaptação.
Com o pino de titânio adaptado à gengiva do paciente, outra cirurgia é feita para que o implante dentário seja inserido. O dente é confeccionado de forma individualizada, de forma que se adapte à arcada dentária e se encaixe perfeitamente, para que os movimentos mastigatórios sejam restabelecidos.
O procedimento pode ser feito com um ou mais dentes, tudo irá depender da avaliação inicial do dentista e dos exames de imagem que foram feitos previamente.
Mesmo com o sucesso da cirurgia para o implante dentário, o paciente precisa ter o acompanhamento do dentista de forma periódica. Além de orientar formas corretas para higienização dos dentes, o profissional também realiza uma limpeza bucal mais profunda durante as consultas e avalia se há alguma intercorrência para que o tratamento prematuro seja iniciado e problemas mais graves não corram.
Os dois tipos de próteses têm diferentes finalidades, contudo, cabe ao dentista especializado em implantodontia o melhor material para quadro do paciente, tendo em vista que é preciso de uma abordagem individualizada para que o tratamento tenha sucesso.
As próteses de resina são para cirurgias que exigem uma maior rapidez no processo estético do paciente. Além disso, este material de uma maior manutenção, já que seu desgaste é mais precoce do que na estrutura de porcelana.
A prótese de porcelana é mais resistente, não mancha por conta da alimentação do paciente e exige menos frequência em sua manutenção.
Trabalhamos com diversas marcas de implante, nacionais e importadas. A seleção dos mesmos é feita diante de estudo prévio da indicação e necessidades dos pacientes.
Para cuidar do implante dentário, assim como da sua saúde bucal em geral, é preciso adotar cuidados como a higienização constante, três vezes ao dia, assim como a utilização de fio dental para a remoção de dejetos aonde a escova não chega.
Vale ressaltar que o paciente deve evitar mastigar alimentos muito duros, já que o implante pode ser danificado, apesar de ser feito de um material resistente.
O implante dentário é indicado para pessoas que perderam os dentes de forma precoce, seja devido ao envelhecimento ou por conta de hábitos que são nocivos à saúde bucal.
Com a ajuda dos tratamentos e técnicas da implantodontia, é possível recuperar o prazer em sorrir, além da autoestima. Com a inserção de novos dentes, o paciente consegue restabelecer seus hábitos mastigatórios, assim como os de fala, que também são prejudicados.
Se você deseja sorrir com mais qualidade, conte com a equipe do Centro Odontológico Selma Vilela!
Nossa clínica está localizada no Centro de Guarapari, próximo à Praia das Castanheiras.
R. Dr. Silva Melo, 141, Salas 3,4 e 5 - Centro, Guarapari - ES, 29200-360
Atendimento: Seg. a Sex. das 8h30 às 18h