A reabilitação oral engloba uma série de técnicas que visam restabelecer a harmonia da arcada dentária, seja em aspectos estéticos ou funcionais, como movimentos mastigatórios que fazem parte do dia a dia do paciente.
Quando há a ausência de um ou mais dentes, o indivíduo apresenta uma série de dificuldades, como na alimentação e na fala. Por isso, é preciso introduzir procedimentos que reabilitam o mesmo a ter mais qualidade de vida.
Ter uma saúde bucal danificada, além dos fatores estéticos, também provoca alguns sintomas como dores de cabeça recorrentes e lesões na gengiva, além de interferir no funcionamento dos outros dentes que ainda estão presentes na boca.
De início, é feita uma consulta de avaliação junto do dentista especializado em reabilitação oral. O profissional vai solicitar exames de imagem, como a panorâmica e tomografias faciais, para determinar o impacto da falta de dentes. Além disso, será preciso coletar um molde da arcada dentária do paciente para traçar um plano de tratamento adequado.
Com as informações em mãos, é possível determinar qual o procedimento é o mais indicado para atender às necessidades de cada caso.
A reabilitação oral exige um planejamento prévio para que o dentista qual abordagem utilizar. Contudo, é possível utilizar mais de uma técnica para restabelecer a qualidade de vida do paciente ao longo do tratamento.
Dente os principais procedimentos que podem ser realizados, é podemos citar:
Os implantes dentários são utilizados para restaurar a uniformidade do sorriso, sendo indicado para pessoas que perderam um ou mais dentes de forma precoce, seja pela falta de higiene, hábitos nocivos à saúde bucal ou em decorrência do envelhecimento. Neste procedimento, um pino de titânio é inserido na gengiva do paciente, que passa por um período de adaptação desta estrutura.
Em alguns meses, é possível inserir o implante para que as funções mastigatórias e estéticas sejam recuperadas e o indivíduo possa viver normalmente.
As lentes de contato dental são populares no segmento odontológico, uma vez que este tipo de tratamento restaura a aparência do sorriso. Ao contrário dos implantes, esta técnica é indicada para pessoas que tiveram o esmalte dentário prejudicado pela falta de higiene diária ou alimentação desregrada e tabagismo.
Em tais casos, o dentista realiza uma avaliação prévia, a fim de determinar se não há outros problemas como cáries e dentes comprometidos. Caso haja alguma intercorrência, é feito um tratamento antes.
As lentes de contato são feitas de forma individualizada, a fim de se encaixarem perfeitamente nos dentes, corrigindo imperfeições em sua superfície e o espaço entre eles, indo além do aspecto da cor.
Durante o procedimento, pequenas lâminas finas são colocadas sobre os dentes, dando uma nova aparência ao sorriso. Contudo, vale destacar que o paciente deve seguir as orientações do dentista para preservar a cor natural, como evitar alimentos e bebidas pigmentadas, assim como hábitos nocivos à saúde bucal.
Próteses dentárias são dispositivos que substituem um ou mais dentes, mas nestes casos, não há a fixação ao osso como no implante, e sim na gengiva do paciente.
Assim como os outros tratamentos, a confecção das próteses é feita de forma individual, sendo necessário o acompanhamento odontológico para higienização e manutenção.
A restauração é feita quando um dente sofre um desgaste em sua estrutura interna por conta de uma cárie profunda. Essas bactérias são causadas, especialmente, pela falta de higiene bucal e uma alimentação com muitos açúcares.
Neste procedimento, o dentista insere uma obturação para cobrir o dano causado até a confecção da peça de restauração adequada para o dente.
Mesmo que as técnicas de reabilitação oral sejam bastante efetivas, o paciente deve seguir as orientações do dentista, uma vez que a manutenção da saúde bucal deve ser feita através de um processo contínuo, com visitas periódicas ao consultório e também por meio da adoção de hábitos higiênicos diários, como a escovação e o uso do fio dental.
A reabilitação oral é indicada para pacientes que perderam um ou mais dentes, para pessoas que sofrem com o desgaste precoce do esmalte dentário e que desejam recuperar a aparência do sorriso.
Dentre os principais benefícios das diversas técnicas que abrangem este planejamento, é possível citar a recuperação da autoestima do indivíduo, que tem a confiança em sorrir novamente, com dentes mais brancos e um sorriso uniforme.
Outro ponto que diz respeito a reabilitação oral está no fato de que as funções mastigatórias são restabelecidas, impactando no dia a dia da pessoa, recuperando o prazer em comer e até mesmo, falar.
Quando há o acompanhamento periódico junto do dentista durante a reabilitação, o paciente também desenvolve uma melhor consciência dos hábitos higiênicos para preservar a saúde bucal, uma vez que o profissional está sempre orientando ao longo do tratamento.
Com o sistema corporal da boca em dia, também é possível prevenir outros problemas que podem atingir os órgãos internos, como o coração. Por isso, é muito importante ficar atento aos sinais que a boca dá e estar sempre indo ao dentista para exames periódicos. Este acompanhamento possibilita descobrir problemas ainda na sua fase inicial, facilitando o tratamento e as medidas preventivas.
Se você deseja sorrir com mais qualidade e melhorar sua autoestima, conte com a equipe especializada do Centro Odontológico Selma Vilela para te ajudarmos a ter uma melhor saúde bucal!
Nossa clínica está localizada no Centro de Guarapari, próximo à Praia das Castanheiras.
R. Dr. Silva Melo, 141, Salas 3,4 e 5 - Centro, Guarapari - ES, 29200-360
Atendimento: Seg. a Sex. das 8h30 às 18h