Endodontia

O que é endodontia?

Provavelmente você nunca ouviu falar nos tratamentos endodônticos, mas com certeza já ouviu falar sobre os tratamentos de canal, ou o de cárie dentária, entre outros problemas.

endodontiaPara ser mais esclarecedor, “Endo” significa interno/dentro, e “dontia” significa dente, ou seja, os tratamentos de endodontia são aqueles que cuidam dos problemas internos do dente, conhecido como tratamento de canal dentário e tratamento de cárie dentária.

Você pode estar se perguntando: “a cárie não fica na parte da superfície dos dentes?”, quando acontece a cárie, ela pode atingir as camadas mais profundas dos dentes, e chegar à polpa do dente (onde se encontram os nervos).

Os tratamentos endodônticos buscam o bem-estar, visando a preservação do dente pelo diagnóstico e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.

Principais sintomas de quem precisa procurar um endodontista com urgência:

  • Dor que persiste e se potencializa com a ingestão de alimentos, tanto frio, quanto quente;
  • Dor no maxilar superior ou mandíbula, dores de cabeça e ouvido, que é reflexo da dor do dente inflamado;
  • Sinal de infecção com traumas dentários, como dentes escurecidos;
  • Inchaço, aparecimento de bolhas de pus ou de sangue ao redor do dente;
  • Dificuldade para mastigar, por conta do inchaço ao redor do dente e dor;
  • Exposição do nervo vindo por fratura no dente.

Para que serve a endodontia?

A endodontia tem um objetivo de salvar o seu dente para que não ele não seja removido e substituído por um implante dentário.

endodontiaAs razões mais comuns para os danos na polpa dentária são as cáries, ou as fraturas, que acabam expondo a polpa dentária a bactérias e que podem evoluir para infecções, que podem ser, em sua maioria, indolores, ou varia de dor leve a forte. Além disso, a periodontite ou uma lesão traumática também são algumas das razões.

Portanto, a endodontia é necessária para tratar a infecção na polpa ou canal radicular, causada por bactérias presentes na boca, salvando o dente natural e garantindo o conforto e uma saúde bucal sem problemas.

Quando devo procurar um endodontista?

É bastante comum que as pessoas só busquem a clínica odontológica quando sentem uma dor insuportável, e isso não pode acontecer!

Para evitar que só busque o dentista quando a dor estiver muito alta, separamos os casos que você deve procurar um endodontista com urgência:

  • Assim que sentir o primeiro desconforto, isso ajudará a aliviar as dores e prevenir que o problema cresça;
  • Se sofreu algum tipo de trauma, pois os dentes ficam expostos a placas e bactérias, podendo causar cáries e outros problemas;
  • Se perceber inchaço, bolhas de pus ou sangue ao redor do dente. Isso pode indicar um sinal de infecção.

Tratamento com a endodontia

O tipo de tratamento endodôntico é definido após uma avaliação minuciosa da saúde bucal, principalmente do dente e da região que está sentindo a dor.

Separamos alguns tratamentos que a endodontia atua:

Tratamento de cáries

cárieA endodontia também se relaciona com o tratamento de cárie, isso acontece porque a bactéria da cárie pode atingir a polpa do dente, e se não tratada, leva à perda dental.

Tratamento de canal

Processo que irá salvar seu dente e acabar com a dor. Feito quando existe inflamação ou infecção das raízes do dente. Removemos cuidadosamente a polpa do interior do dente, limpamos, desinfetamos, modelamos os canais radiculares e colocamos a obturação para selar o espaço.

Cirurgia endodôntica

A cirurgia endodôntica é recomendada quando o tratamento de canal não é o suficiente. Ela é usada também para identificar pequenas fraturas ou canais ocultos que não foram detectados durante o tratamento inicial.

Com a ajuda da tecnologia conseguimos fazer com que este procedimento seja realizado da maneira mais rápida possível, confortável, e sem dor.

Lesões dentárias traumáticas

Essas lesões resultam em pequenas lascas no dente, gerando uma desproteção e maior suscetibilidade para a proliferação de bactérias.

Quando é necessário fazer o tratamento de canal?

endodontiaLembramos que somente um dentista especializado irá identificar o caso de tratamento de canal, mas alguns sintomas mais comuns podem te levar a ficar atento e ir procurar este profissional, são eles:

  • Mau hálito;
  • Sensibilidade no dente;
  • Dores constantes no dente;
  • Cárie em estágio avançado;
  • Inchaço na gengiva próxima ao dente.

É possível prevenir problemas de canal dentário?

Ter cuidado com a saúde bucal é fundamental, como fazer a higienização correta, usar fio dental, essas atitudes ajudam e evitar que você passe por tratamentos mais sérios, como o tratamento de canal.

Nenhum problema começa grande, eles começam com o acúmulo de placa bacteriana junto dos tártaros no dente, danificando o esmalte do dente e suas estruturas, depois forma-se a cárie e problemas maiores.

passando fio dentalPara evitar que problemas assim surjam em sua saúde bucal, siga nossas recomendações de como evitar a cárie:

  • Escove os dentes após as refeições;
  • Use fio dental após as escovações;
  • Tenha uma alimentação rica em fibras e balanceada;
  • Evite o consumo exagerado de doces;
  • Faça o acompanhamento com o dentista a cada 6 meses.

Muitos pacientes que precisam do tratamento de canal acabam não sentindo nenhum sintoma, ou não percebem que estão com cáries, por este motivo reforçamos a importância da vinda ao consultório de 6 em 6 meses, nas consultas preventivas.

Não podemos deixar nossa saúde para depois, e a saúde bucal também não fica para trás.

Não deixe que a dor se instale, não deixe os sintomas de lado, a sua saúde bucal é importante e precisa de cuidados!

Entre em contato conosco

Venha conhecer o nosso espaço, estamos de portas abertas para te receber!

Nossa clínica está localizada no Centro de Guarapari, próximo à Praia das Castanheiras.

R. Dr. Silva Melo, 141, Salas 3,4 e 5 - Centro, Guarapari - ES, 29200-360

Atendimento: Seg. a Sex. das 8h30 às 18h

    Procedimento desejado*